Tipos de Prancha de Surf

Voltar

O surfe é para todos!


Pouco importa sua habilidade, tipo físico ou idade. O mais importante é conhecer seus limites e ter a disposição equipamentos que concordem com o seu momento no esporte.


Fatores externos como as condições do mar, tipo de onda, direção e potência do swell, combinados a fatores internos, como frequência da prática esportiva, estatura, peso e capacidade física, influenciam diretamente na escolha do equipamento ideal para você.


As pranchas de surf podem ser divididas em 3 estilos básicos: shortboard, funboard e longboard. 

Cada estilo apresenta variações e subdivisões, mas compreender as diferenças fundamentais entre eles, nos permite tomar decisões mais assertivas no momento de escolher o equipamento certo e evoluir mais rapidamente no esporte.


Shortboards: São pranchas menores e mais ariscas, geralmente entre 5 a 7 pés.

Costumam dispor de bordas mais paralelas e curvatura de fundo mais acentuada, para encaixar na parede da onda e aproveitar toda sua potência, oferecendo maior controle ao esportista. Desempenham melhor em ondas mais cavadas, intensas e velozes, exigindo maior agilidade e experiência do surfista, permitindo manobras mais agressivas em partes críticas da onda.


Funboards: De proporções maiores, geralmente entre 6 a 8 pés, apresentam bordas mais grossas, largura avantajada e fundo mais plano. Proporcionam maior estabilidade e projeção em ondas cheias, porém, respostas mais lentas ao mudar de curso e manobras de menor expressão. São indicadas para surfistas iniciantes e facilitam o surf em condições de ondas volumosas e de pouca pressão.


Longboards: São pranchas ainda maiores e mais largas que as funboards, geralmente de tamanho acima dos 9 pés, e fundo ainda mais plano. Enquanto os modelos progressivos facilitam a execução de manobras, os modelos clássicos proporcionam um surf de linha, caminhadas até o bico e “hang tens”, por exemplo. Com certeza os longboards são as pranchas de maior projeção de remada, porém, devido a seu elevado peso, vão dificultar a chegada ao outside em dias de ondas potentes.


Perceba como além do tamanho da prancha, características como largura, espessura, volume e curvatura do fundo podem influenciar positivamente ou negativamente seu desempenho. E que tudo isso, associado aos fatores internos e externos mencionados no inicio do texto tornam o esporte mais complexo do que já aparenta ser? Muito bem, o surf não é uma ciência exata e pode ser complicado encontrar a prancha ideal para o seu momento. É por esse e outros motivos que o Surf’s Up Club oferece pranchas de todos os modelos e tamanhos e conta com profissionais capacitados para indicarem o equipamento ideal a clientes de todos os níveis.



E aí, já tem ideia de qual modelo vai te acompanhar na próxima queda? 


Acesse surfsupclub.com e confira todas as opções disponíveis! 


Garantimos que independentemente da sua habilidade e condições de onda, temos a prancha ideal para você.

Tags

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Vivamus elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae, eleifend ac, enim.

Alexander Warren

Nulla consequat massa quis enim. Donec pede justo, fringilla vel, aliquet nec, vulputate eget, arcu. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo.

You can use the mark tag to highlight text. In enim justo, rhoncus ut, imperdiet a, venenatis vitae, justo. Nullam dictum felis eu pede mollis pretium. Integer tincidunt.

Não perca nada

Inscreva-se